Avançando com a multiplicação.
- No post anterior, aprendemos a multiplicar os números com apenas um algarismo. Espero ter conseguido mostrar como se procede e que tenha dominado esse conteúdo. Havendo alguma dúvida, por favor, peça maiores explicações, fazendo um comentário expondo sua dificuldade. E quando os fatores forem números com mais de um algarismo, como iremos proceder? A operação é a mesma, apenas torna-se difícil fazer a representação concreta de conjuntos, depois contar os elementos para obter a resposta. Mas não se aflija. Novamente usaremos a escrita na forma de colunas e multiplicaremos todos os algarismos de um fator, por todos os algarismos do outro fator, escrevendo os resultados sob as colunas correspondentes. Se houver mais de uma linha, adicionaremos os valores de cada coluna, partindo da direita para a esquerda. A soma encontrada será o produto dos números. Nada melhor do que mostrar como se procede, com um bom exemplo resolvido.

Começamos da direita para esquerda, multiplicando
Um outro exemplo:

Começando novamente da direita:
Exercitemos essa parte, antes de seguir em frente, efetuando as multiplicações indicadas.
Obs.: Você pode criar quantos exercícios você quiser, pois como vê, basta escolher um número qualquer e multiplicar por outro, de um algarismo.
Agora iremos ter os dois fatores com mais de um algarismo. Estaremos dando mais um passo no rumo dos níveis mais altos da matemática. Agora teremos mais de uma linha abaixo do traço horizontal e teremos necessidade de adicionar as colunas conforme a posição de cada algarismo. Vejamos:

-
Começamos multiplicando
. O 6, algarismo das unidades será escrito sob a coluna das unidades e 1, algarismo das dezenas, fica reservado para adicionar no próximo passo. Vamos multiplicar e adicionamos que é a dezena reservada . Este número irá para a esquerda do , formando na primeira linha o número
Nas unidades temos o
Vamos a mais um exemplo.

Teremos na primeira linha o número 680.
Na segunda linha formamos o número 408, que escrevemos abaixo da primeira linha, deixando a coluna das unidades vaga ou a completamos com um 0 (zero).
Hora de exercitar novamente.
- Efetue as multiplicações indicadas abaixo.
Com estes exemplos resolvidos, você tem condições de se orientar em outras multiplicações semelhantes, bastará escolher números quaisquer e aplicar o mesmo raciocínio.
Curitiba, 15 de outubro de 2017. Atualizado em 20 de julho de 2018.
Decio Adams, IWA
www.facebook.com/livros.decioadams
Telefone: (41) 3019-4760
Celular e WhatsApp: (41) 99805-0732