006.1 – Matemática, aritmética. Multiplicação.

Crescei e multiplicai-vos

É isso que o Criador disse aos primeiros homens a caminhar sobre a Terra. Mas a nossa multiplicação aqui é um pouco diferente. Vamos multiplicar números, começando por entender o que significa essa operação.  Observe o exemplo.

  •  {♦, ♦} + {♦, ♦} + {♦,♦} = {♦,♦,♦,♦,♦,♦} ⇒ ${{ 2 + 2 + 2} = 6}$

Note que o conjunto de dois elementos foi adicionado três vezes, ou seja, temos uma adição de parcelas iguais, onde cada parcela tem dois elementos. Sempre que surge a ocasião de simplificar a forma de escrever ou seja traduzir em palavras ou símbolos uma sentença matemática, nós o fazemos. Nesse caso, podemos fazer a multiplicação e fica assim:

  • ${3\cdot {♦,♦,} = {3\cdot 2} = 6}$

Lemos aqui: “Tres vezes dois é igual a seis”. Os dois números multiplicados recebem o nome de fatores.

A multiplicação na verdade é nada mais nada menos que uma adição de parcelas iguais.  É importante lembrar desse detalhe, pois  será muito útil em situações que virão pela frente.

Podemos fazer também assim:

  • {♦,♦,♦} +  {♦,♦,♦} = {♦,♦,♦,♦,♦,♦} ⇒ ${{3 + 3} = 6}$

Note que, embora tenhamos invertido a ordem dos fatores, os números dois e três, o resultado ficou o mesmo. Conclui-se que não importa em que ordem estão os fatores. O resultado, produto da multiplicação é o mesmo. Vamos repetir o raciocínio com outros números e ver se isso é válido com eles também.

  • {♦,♦,♦,♦} + {♦,♦,♦,♦} = {♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦} ⇒${{ 4 + 4} = {2\cdot 4} = 8}$

  • {♦,♦} + {♦,♦} + {♦,♦} {♦,♦} ⇒${{ 2 + 2 + 2 + 2} = {4\cdot2} = 8}$

  • {♦,♦,♦,♦,♦} + {♦,♦,♦,♦,♦} + {♦,♦,♦,♦,♦} +  {♦,♦,♦,♦,♦} = {♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦} ⇒${{ 5 + 5 + 5 +5} = {4\cdot 5} = 20}$

  • {♦,♦,♦,♦} + {♦,♦,♦,♦} + {♦,♦,♦,♦} + {♦,♦,♦,♦} + {♦,♦,♦,♦} ⇒ ${{4 + 4 + 4 + 4 + 4} = {5\cdot 4} = 20}$

  • {♦,♦,♦} + {♦,♦,♦} + {♦,♦,♦} + {♦,♦,♦} + {♦,♦,♦} + {♦,♦,♦} = {♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦} ⇒ ${{6\cdot 3} = 18}$

  • {♦,♦,♦,♦,♦,♦} + {♦,♦,♦,♦,♦,♦} + {♦,♦,♦,♦,♦,♦} = {♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦} ⇒ ${{6 + 6 + 6} = {3\cdot 6} = 18}$

  • {♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦} + {♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦} + {♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦} = {♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦} ⇒ ${{7 + 7 + 7} = {3\cdot 7} = 21}$

  • {♦,♦,♦} + {♦,♦,♦} + {♦,♦,♦} + {♦,♦,♦} + {♦,♦,♦} + {♦,♦,♦} + {♦,♦,♦} = {♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦,♦} ⇒ ${{3 + 3 + 3 + 3 + 3 + 3 + 3} = {7\cdot 3} = 21}$.

    Como você pode perceber, com todos os números é a mesma coisa. A mutiplicação é uma adição (soma) de parcelas iguais. O fator escrito por primeiro recebe o nome de multiplicador (aquele que multiplica) e o segundo é o multiplicando (aquele que está sendo multiplicado). A inversão de ordem desses números não altera o resultado ou seja, o produto da operação.

  • Use um símbolo qualquer, de sua escolha, represente os números das operações a seguir em forma de conjuntos e resolva, para treinar a operação de multiplicação, com números de um algarismo. Isso depois poderá ser organizado na forma do que chamamos Tabuada da multiplicação.
  • Curitiba, 20 de julho de 2018.

Décio Adams

[email protected]

[email protected]

www.facebook.com/livros.decioadams

www.facebook.com/decio.adams

www.facebook.com/adamsdecio

@AdamsDcio

Telefone: (41) 3019-4760

Celulares: (41) 99805-0732

Deixe um comentário