Agora o bicho vai pegar
Vamos avançar mais um pouco com os produtos notáveis. Nem todos os livros apresentam esses tópicos, mas vale a pena conhecer, se você deseja ir um pouco mais longe, desenvolver mais suas aptidões.
– Vamos ver o Cubo da Soma de dois números
Os dois números, serão novamente representados por duas letras. Para manter a sequência adotada nos primeiros três casos, vamos usar novamente as letras
Podemos separar a potência de expoente 3 em um produto de potências de mesma base, com uma com expoente 2 e outra com expoente 1. Assim:
Como já sabemos o resultado do quadrado da soma, podemos agora fazer a multiplicação do trinômio quadrado perfeito resultante, pela soma dos números
Temos agora um polinômio com seis termos, onde existem dois pares de termos semelhantes. Vamos agrupar estes termos e depois efetuar a adição de seus coeficientes numéricos.
O resultado é um polinômio de quatro termos e podemos enunciar a regra para sua obtenção da seguinte maneira:
“O cubo da soma de dois números é igual ao cubo do primeiro termo, mais o triplo do produto entre o quadrado do primeiro termo e o segundo termo, mais o triplo do produto do primeiro termo, pelo quadrado do segundo, mais o cubo do segundo termo”.
Para lembrar mais facilmente.
Na parte literal a variável do primeiro termo tem o expoente 3 no primeiro termo, expoente 2 no segundo termo, expoente 1 no terceiro termo e expoente 0 no quarto termo. A variável do segundo termo segue o inverso, isto é, seus expoentes estão em ordem crescente.
Vejamos um outro exemplo para resolver, aplicando essa regra.
Para facilitar, vamos por partes. O primeiro termo é 2x e o seu cubo é
O triplo do quadrado do primeiro, multiplicado pelo segundo termo será:
O triplo do primeiro termo, multiplicado pelo quadrado do segundo será:
O cubo do segundo termo será
Falta apenas escrever os termos na ordem correta, para terminar:
Podemos dizer que esse polinômio de quatro termos é um cubo perfeito.
É a vez do Cubo da Diferença de dois números
Para manter a continuidade, vamos considerar os mesmos números (letras) e desenvolver o produto.
Novamente desmembramos numa multiplicação de potências de mesma base.
Agrupando os termos semelhantes e somando os coeficientes:
Se compararmos esse polinômio com o que foi obtido no caso do cubo da soma de dois números, veremos que eles são exatamente iguais, exceto dois sinais (-) no segundo e quarto termos. Assim, podemos escrever a regra.
“O cubo da diferença entre dois números é dado pela cubo do primeiro termo, menos o triplo do produto entre o quadrado do primeiro e o segundo termo, mais o triplo do produto do primeiro termo pelo quadrado do segundo, menos o cubo do segundo termo”.
Para lembrar mais facilmente.
A ordem dos expoentes nas variáveis segue a mesma sequência do cubo da soma, apenas os termos pares (segundo e quarto), tem um sinal (-) negativo.
Para aplicar a regra, vamos a um exemplo.
O primeiro termo é ax e o segundo termo é by. Vamos agora aplicar a regra.
O cubo do primeiro termo é
O triplo do quadrado do primeiro multiplicado pelo segundo termo é
O triplo do primeiro termo multiplicado pelo quadrado do segundo é
O cubo do segundo termo é
Escrevendo na ordem correta e aplicando os sinais teremos
Produto do quadrado da soma, pela diferença de dois números.
Já sabemos que o quadrado da soma é um trinômio quadrado perfeito (trinômio soma). Podemos usar o resultado imediatamente.
Podemos enunciar a regra para obter o produto do quadrado de dois números pela sua diferença, como segue.
“O produto do quadrado da soma de dois números, pela sua diferença é dado pelo cubo do primeiro termo, mais o quadrado do primeiro multiplicado pelo segundo, menos o primeiro multiplicado pelo quadrado do segundo, menos o cubo do segundo termo”.
Vamos tentar por em prática? Seja:
Produto do quadrado da diferença entre dois números pela sua soma.
O procedimento é semelhante ao anterior.
“O produto entre o quadrado da diferença entre dois números e a sua soma, é igual ao cubo do primeiro termo, menos o produto entre o quadrado do primeiro e o segundo termo, menos o produto entre o primeiro termo e o quadrado do segundo, mais o cubo do segundo termo”.
Obs.: Para memorizar, fica bastante fácil. Basta observar que os termos são obtidos de mesmo modo, apenas há a diferença entre os sinais dos termos. Se conseguir criar um mecanismo que permita recordar essas sequências, terá meio caminho andado para lembrar dos enunciados.
Vamos por em prática.
Vamos deixar os exercícios para um momento próximo. Esses são trabalhosos, mas em momentos de aplicação, ajudam a economizar um bocado de tempo no desenvolvimento de expressões maiores. Sem esquecer de um assunto que vem pouco à frente, que é a fatoração, onde fazemos o processo inverso do que fazemos aqui.
Curitiba, 15 de abril de 2016. Republicado em 17 de dezembro de 2017. Atualizado em 07 de junho de 2018.
Décio Adams
canalmatfisonline@gmail.com
www.facebook.com/livros.decioadams
Telefone: (41) 3019-4760
Celular e WhatsApp: (41) 99805-0732