Multiplicação com múltiplos algarismos
Agora iremos ter os dois fatores com mais de um algarismo. Estaremos dando mais um passo no rumo dos níveis mais altos da matemática. Agora teremos mais de uma linha abaixo do traço horizontal e teremos necessidade de adicionar as colunas conforme a posição de cada algarismo. Vejamos:
- ${12\cdot 78 = ?}$
- 78
- X 12
Começamos multiplicando ${2\cdot 8 = 16}$. O 6, algarismo das unidades será escrito sob a coluna das unidades e 1, algarismo das dezenas, fica reservado para adicionar no próximo passo. Vamos multiplicar ${2\cdot 7 = 14}$ e adicionamos ${1}$ que é a dezena reservada ${14 + 1 = 15}$. Este número ${15}$ irá para a esquerda do ${6}$, formando na primeira linha o número ${156}$.
- 78
X 12
156
Agora iremos multiplicar ${10\cdot 78}$. Multiplicar por ${10}$, resulta o número ${780}$, que será colocado sob a primeira linha.78
X 12
156 (primeira linha)
780 (segunda linha)
936 – resultou: novecentos e trinta e seis.
Nas unidades temos o ${6}$ na primeira linha. Na coluna das dezenas ${5 + 8 = 13}$. O ${3}$ é colocado na coluna, reservando ${1}$ centena para adicionar na coluna própria. Nas centenas temos então ${1 + 1 + 7 = 9}$, completando assim o produto de ${12\cdot 78}$.
Vamos a mais um exemplo.
- ${35\cdot 136 = ?}$
- 136
X 35
Temos ${5\cdot 6 = 30}$
${5\cdot 3 = 15}$ ⇔ ${ 15 + 3 = 18}$ ⇒${10 + 8}$
${5\cdot 1 = 5}$ ⇒ ${5 + 1 = 6}$
Teremos na primeira linha o número 680.
Na segunda linha ${3\cdot 6 = 18}$ ⇒ ${10 + 8}$.
${3\cdot 3 = 9}$ ⇒ ${1 + 9 = 10}$ ⇒ ${10 + 0}$.
${3\cdot 1 = 3}$⇒ ${1 + 3 = 4}$
Na segunda linha formamos o número 408, que escrevemos abaixo da primeira linha, deixando a coluna das unidades vaga ou a completamos com um 0 (zero).
136
X 35
680
4080
4760 (quatro mil setecentos e sessenta) é o produto resultante.
Hora de exercitar novamente.
- Efetue as multiplicações indicadas abaixo.
- ${24\cdot 169 = ?}$
- ${19\cdot 324 = ?}$
- ${42\cdot 275 = ?}$
- ${32\cdot 538 = ?}$
- ${65\cdot 417 = ?}$
- ${71\cdot 814 = ?}$
- ${84\cdot 742 = ?}$
- ${54\cdot 249 = ?}$
- ${66\cdot 461 = ?}$
- ${84\cdot 569 = ?}$
- ${32\cdot 803 = ?}$
Com estes exemplos resolvidos, você tem condições de se orientar em outras multiplicações semelhantes, bastará escolher números quaisquer e aplicar o mesmo raciocínio.
Curitiba, 15 de outubro de 2017. Atualizado em 20 de julho de 2018.
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